Top 25 Estádios de futebol com cobertura do mundo

Os estádios com tecto retractil ou cobertos são uma moda nos Estados Unidos da América ou na Ásia pelo clima adverso em que muitas competições têm de ser jogadas ao longo de todo o ano.

No Brasil, em Portugal ou mesmo em grande parte da Europa, os estádios cobertos não fazem grande sentido à primeira vista uma vez que sempre se jogou futebol à chuva. Mas quando começa a nevar ou os relvados a não comportarem-se da melhor forma no escoamento da água, começa-se a pensar se justifica, a arquitectura dos novos estádios ter cobertura completa.

A grande evolução dos estádios das últimas duas décadas do século XX foram as coberturas da bancada. Uma grande parte dos estádios novos europeus como por exemplo todos os estádios da Copa 2014 no Brasil permitem que os adeptos possam estar confortáveis não chovendo na arquibancada. Mas em alguns países começa-se a observar as coberturas totais do estádio não como forma de protecção das intempéries mas também para a realização de outros eventos que não podem por exemplo ser realizados à chuva.

A realização de shows musicais ou de grandes conferências é mais facilitada num estádio onde possam estar 40 50 60 mil pessoas, podendo chamar outro género de artistas que não vão quando é apenas 15 20 mil pessoas, sem existir o medo de deixar 60 mil pessoas à chuva.

Arena da Baixada o primeiro estádio coberto no Brasil 


O estádio da Arena da Baixada é o primeiro estádio no Brasil com cobertura a 100%. Foi um dos estádios que foi remodelado para a Copa 2014 e para além de ser a casa do Atlético Paranaense, a arena multiusos já recebeu tão variados eventos como o maior Show fechado com cerca de 35 mil pessoas a verem o Rod Stewart em 2015 ou mais de 45 mil que viram o UFC em 2016. A Kyocera Arena (naming oficial do estádio) custou mais de 325 milhões de reais mas é o único estádio de futebol coberto no Brasil.

Conhece 25 estádios por todo o mundo que tem tecto retratil ou são cobertos


Arena da Baixada
Arena Nacional de Bucareste
Um dos poucos Estádios Nacionais que tem direito a tecto completo é a Arena Nacional de Bucareste. a casa da seleção romena foi inaugurada em 2011 e entre outros grandes eventos já recebeu a final da Liga Europa 2011-2012. Para além do futebol grandes estrelas mundiais da música já passaram por esta arena que normalmente não recebe jogos do campeonato de futebol local.
Astana Arena
Tendo como mandante o Lokomotiv Astana, o Astana Arena é o principal estádio da cidade com 30.000 espetadores e é o único estádio no Cazaquistão com tecto retrátil. Tendo custado mais de 185 milhões de dólares, este estádio serve também o FC Astana e o FC Bayterek para além de receber regularmente os jogos de futebol da seleção nacional cazaque.
BC Place
Construído em Vacouver, no Canadá o BC Place é o estádio construido para a Expo 86 e posteriormente foi renovado em 2010. O BC Place é o estádio para os jogos do Vancouver Whitecaps FC na MLS e da seleção nacional canadiana. Com um cubo central de ecrã o estádio pode ter multiplas aparências tendo apenas metade de altura nos jogos de futebol.
Commerzbank-Arena
Mais de 50 mil pessoas podem ver os jogos em casa do Eintracht Frankfurt sem problemas com o clima alemão. Apesar do estádio ter sido construido em 1925, várias remodelações colocaram este estádio como um dos mais modernos da Alemanha. Tendo recebido a Copa do Mundo em 2006 este estádio tem a curiosidade de ter uma estrutura de cabos de aço que podem ser cobertos por uma membrana de teflon, existindo ainda um cubo de video no centro com telas para estatisticas e outros pormenores sobre o jogo.
Docklands Stadium
O Docklands Stadium, actualmente Marvel Stadium, é o maior estádio de Melbourne tendo uma capacidade para mais de 55 mil pessoas. Aqui jogam várias equipas de Futebol Australiano, Cricket e os Melbourne Victory FC no futebol.
Esprit Arena
Outro estádio alemão que beneficia de tecto retratil é o estádio onde milita o Fortuna Dusseldorf. Com ais de 54 mil lugares a Esprit arena permite a realização de bastantes eventos, independentemente do inverno da alemanha. Para além do futebol, a Esprit Arena já recebeu eventos como o Festival da Eurovision 2011 e a Race Of Champions onde estiveram presentes Michael Schumacher, Sebastien Vettel ou Sebastien Ogier.
Estádio Nacional de Varsóvia
Com mais um custo de mais de 500 milhões de euros, o Estádio Nacional de Varsóvia foi o estádio feito a Eurocopa 2012. Com lugar para mais de 58 mil pessoas este estádio é o local onde são realizados os jogos da seleção polaca. Para além do futebol, ou do futebol americano que aqui também é jogado, o Estádio Nacional de Varsóvia já viu concertos de Madonna ou Paul McCartney entre outros.
Estádio Pierre-Mauroy
Um dos mais recentes estádios franceses é o Estádio Pierre-Mauroy. Usado pelo Lille, está localizado em Villeneuve d' Ascq e o seu tecto retratil é uma pessa única. Este estádio costuma receber jogos de futebol, jogos de rugbi, concertos a céu aberto e fechado e eventos desporivos fechados.
Friends Arena
o Friends Arena ou Nationalarenan é a nova Arena com teto retratil na capital da Suécia Estocolmo. Sendo um estádio de Categoria 4 pela UEFA, a Friends Arena recebe os jogos da seleção sueca de futebol e do AIK com mais 50 mil espetadores. Entre outros eventos o estádio foi escolhido para a Final da Liga Europa 2015 e 2017.
GelreDome
Localizado em Arnhem, na Holanda o Gelredome foi construido entre 1996 e 1998 e custou 75 milhões de estádio. Sendo considerado na altura um dos mais modernos estádios, serve de casa aos jogos do Vitesse bem como para alguns jogos da Eurocopa 2000 que foi disputada na Bélgica e na Holanda.
Johan Cruyff Arena
O primeiro estádio do género na Europa foi a Amsterdam Arena aka Johan Cruyff Arena. O estádio do Ajax foi inaugurado em 1996 e tem capacidade para mais de 53 mil pessoas nos jogos de futebol e 68 mil pessoas em shows musicais. Sendo um dos primeiros estádios com esta tecnologia, o relvado do Johan Cruyff Arena sofreu com falta de ventilação. O Ajax teve de trocar de relvado 4 vezes numa temporada uma vez que a gra (relva) não crescia por ter sombra e não ter luz.
Kobe Wing Stadium
Sendo o Japão um dos países com mais recintos cobertos onde é praticado o futebol, o Vissel Kobe, equipa que joga na primeira divisão nipónica tem como casa o Kobe Wing Stadium desde 2001. Este foi o primeiro estádio com teto amovivel num jogo da Copa. A Copa 2002 vencida pelo Brasil teve vários jogos nesta arena.
Krestovsky Stadium
Conhecido como Gazprom Arena, o Krestovsky Stadium está localizado na Krestovsky Island em São Petesburgo e é a casa do Zenit de São Petersburgo. Construido para ser um dos principais estádios da Copa de 2018 na Rússia, o Krestovsky Stadium recebeu também a final da Copa das confederações 2017 e irá receber alguns jogos na Eurocopa 2020 e a final da Champions League em 2021.
Mercedes-Benz Stadium
Considerado por muitos uma das arquiteturas mais radicais de um Estádio Multiusos, o Mercedes-Bens Stadium, loclaizado em Atlanta, nos Estados Unidos é um monumento com um teto retratil. São muitas as curiosidades que rodeiam este estádio, mas para além de ter lugar para mais de 75000 pessoas, e de ter o meios videoscreen do mundo com 5,793 m2 custou mil e seiscentos milhões de dólares. É a casa dos Atlanta Falcosns (NFL) e dos Atlanta United (MLS) sendo só por si um local a ver num passeio a Atlanta. A maior audiência num evento no Mercedes-Benz Stadium foi num concerto de Taylor Swift com 116.746 pessoas.
Millennium Stadium
Apesar da principal atração do país não ser o futebol, o Millenium Stadium é mais um dos maiores estádios com cobertura no mundo. Com capacidade para 74500 pessoas é o segundo maior estádio com cobertura no mundo. Apesar ter sido inaugurado em 1999, este estádio no Reino Unido foi o estádio escolhido pela federação inglesa para receber as competições nacionais inglesas em substituiçao de Wembley. Foi também casa para os 3 jogos de futebol nos jogos olimpicos de 2012 ou de uma etapa do Mundial de Rally mostrando a polivalência deste recinto.
Nantong Stadium
Com uma capacidade pouco mais de 30 mil espetadores, o Nantong Stadium foi mais um dos estádios feitos com o propósito monumental que China deseja para as suas cidades. Apesar de ter sido finalizado em 2006, apenas foi inaugurado em 2010 tendo sido o primeiro estádio na China com tecto retrátil. Este estádio não tem qualquer equipa em permanência a jogar.
National Stadium Singapure
O Estádio Nacional de Singapura foi uma das maiores obras realizadas em Kallang, repondo o antigo estádio nacional. Sendo a casa da seleção nacional de Singapura, são aqui realizados por várias competições de futebol realizadas no leste asiático. Este estádio é utilizado por múltiplos eventos regionais não relacionados com o desporto.
Ordos Stadium
O Ordos Stadium é um estádio multidesportivos que pretendia ser um dos maiores estádios com tecto retrátil da China. Sem equipa para jogar neste estádio, e fazendo parte de uma cidade fantasma, o Ordos Stadium tem apenas como principal referência a recepção da Miss World em 2012.
Paris La Défense Arena
O Paris La Défense Arena originalmente conhecido por U Arena está localizado em Nanterre, nos subúrbios de Paris. Foi inaugurado em 2017 e custou cerca de 360 milhões de euros. Apesra de ser utilizado maioritariamente para eventos de Rugby para o Racing92. Entre outros já recebeu concertos de Rollin gStones com uma plateia de 109.126 espetadores. O Paris La Défense Arena é um recinto completamente tapado, não tendo tecto amovivel.
Parken Stadium
Casa do FC Copenhaga e da seleção nacional dinamarquesa, o Parken Stadium é o estádio com teto retrátil que tem classificação 4 estrelas da UEFA tendo recebido a final da Copa UEFA 1999-2000 e a supercopa europeia 1993-1994. Apesar de ser um estádio com mais de 25 anos o Parken recebe também concertos já tendo recebido artistas como Michael Jackson ou Lady Gaga.
Sapporo Dome
Localizado em Sapporo, o Sapporo Dome é um recinto desportivo com teto amovivel, sendo a casa dos Hokkaido Consadole Sapporo, equipa que milita no campeonato japonês. Tendo sido inaugurado em 2001 a tempo de receber os jogos da Copa 2002, este estádio tem a particularidade do relvado poder sair do campo para poder "respirar e crescer". Entre outras competições o Sapporo Dome já recebeu uma super especial do Rally do Japão ou o Mundial de Rugby.
Showa Denko Dome Oita
Apesar do nome ser complicado Showa Denko Dome Oita, o antigo Kyushu Oil Dome é uma arena com capacidade de 40.000 pessoas que custou ao governo japonês 25 mil milhões de ienes, servindo de casa ao Oita Trinita que actua na principal liga japonesa de futebol. Tendo sido um dos estádios da Copa 2002 este é um dos principais estádios com teto retratil do Japão.
Tele2 Arena
A Tele2 Arena é uma arena multiusos em Estocolmo, Suécia. Com capacidade para 35 mil espetadores a Tele2 Arena recebe jogos da liga sueca tendo duas equipas, o Djurgårdens IF e o Hammarby IF a jogarem neste recinto. Tendo custado 290 milhões de euros, a Tele2 Arena já recebeu vários eventos de corridas de automoveis, eventos de UFC e concertos de artistas internacionais. O record de audiência está no concerto de retorno dos Swedish House Mafia onde esgotaram o estádio com 120.000 pessoas em 5 minutos.
Toyota Stadium
Era comum ver a final do mundial de clubes com neve na década de 80 e 90. Realizada no Japão, essa prova era comum ter neve e clima agreste. Depois de ter sido feito em 2001, o Toyota Stadium foi a sede do Mundial e tendo tecto retrátil já não existe o problema do clima. Este estádio com tecto amovivel em forma de sanfona, é a casa do Nagoya Grampus, clube que milita na J-League. Foi neste estádio que o Corinthians ganhou o Mundial de Clubes em 2012.
Veltins - Arena
A Veltins-Arena está localizada na cidade de Schalke e foi inaugurada em 2001. para além de ser a casa do Schalke 04, esta arena recebe todos os anos cerca de 25 a 30 shows internacionais levando a que mais de 20 milhões de pessoas já tenham passado pelo estádio.
Show Comments