50 Jogadores mais polémicos de sempre

Jogadores polémicos e jogadores agressivos é o que o futebol tem mais afinal são lideres natos que estão nos maiores clubes do mundo, e normalmente quanto mais génios são mais polémicos são dentro ou fora de campo.

Existem os jogadores que são os melhores jogadores dentro de campo, mas depois desentendem-se com os companheiros, treinadores ou presidentes fora dele. Outros que normalmente levam vidas boémias não sendo propriamente exemplos de pais ou esposos de família. Outros que apesar de levarem uma vida regrada depois têm atitudes não muito decentes com os adversários tendo entradas perigosas ou desrespeitando os árbitros. Deixamos uma lista dos 50 jogadores mais polémicos dos últimos 50 anos de futebol.

50 jogadores mais polémicos da história do futebol



50. Alfredo Di Stéfano



Diz-se com um grande talento vem muitas polémicas e isso já acontecia à 50 anos atrás. Di Stefano jogou por duas seleções diferentes o que hoje em dia seria algo impossível, mas na chegada a Espanha vindo do milionários um dos melhores artilheiros de sempre tentou jogada pelo Barcelona mesmo já tendo sido contratado pelo Real Madrid.


49. Ronaldinho



Ronaldinho foi um dos mágicos do futebol e entre fintas e mais fintas o jogador brasileiro foi eleito por duas vezes o melhor jogador do mundo. mas fora de campo o jogador deu muito que falar quando surgiu um vídeo na Internet satisfazendo se sexualmente durante sete minutos. Para além dos múltiplos relacionamentos que teve ao longo de sua carreira, Ronaldinho também ficou conhecido já no fim de sua carreira por anunciar um casamento com duas mulheres algo que é proibido no Brasil.


48. Sebastien Loco Abreu



Uns são conhecidos pelas polemicas dentro de campo, outros pela vida fora dele, Sebastien Loco Abreu, é recordista mundial em clubes por onde passou tendo estado em onze países diferentes, tendo passado por 28 clubes: Defensor Sporting, San Lorenzo, Deportivo da Corunha, Grêmio de Porto Alegre, Estudiantes Tecos, Nacional Montevideu, Cruz Azul, América, Dorados, Monterrey, Tigres, San Luis, River Plate, Beitar Jerusalém, Real Sociedad, Aris Salónica, Botafogo, Figueirense, Rosário Central, Aucas, Sol de America, Santa Tecla, Bangu, Central Español, Puerto Montt, Audax Italiano, Magallanes e o Rio Branco. Para além da quantidade de clubes pelos quais representou, Loco Abreu também tem como referência a marcação de penalties à Panenka. Outro problema gerado por este jogador foi quando estava a filmar um comercial para a Pluna, empresa de aviação uruguaia, numa tentativa de chapéu ao Cristo Redentor, chutou por várias vezes à conhecida estátua do Rio de janeiro.




47. Ronaldo Fenomeno



São várias as polémicas que rodearam um dos maiores astros brasileiros da história de futebol. Se em campo conseguia filtar e driblar os seus adversários, fora do campo nunca conseguiu fintar todos aqueles que o queriam ver na lama. Uma das maiores polémicas foi quando na final da copa de 98 o jogador passou mal durante a noite e não conseguiu os resultados esperados na final onde o Brasil perdeu com a França. Depois de 98 a carreira não levou o melhor destino tendo, Ronaldo conseguido ser novamente campeão do mundo em 2002 mas nunca foi mais o Ronaldo que mostrava magia quando foi bola de ouro e jogava pelo Barcelona. Mas depois isso a vida de Ronaldo virou capa de jornais e revistas. Em 2005, Ronaldo casou com Daniela Cicarelli depois de cinco meses de namoro, casamento que durou apenas três meses. Em 2006, Ronaldo que actuava pelo Corinthians, time de Lula, foi criticado pelo próprio presidente da república tendo sido a resposta do jogador "Ele falou que eu estou gordo, todo mundo diz que ele bebe pra caramba.". Em 2008, Ronaldo quis celebrar a vitória do Flamengo e foi com a sua mulher para a orda da Barra tendo chamado um travesti. Foram para o motel, sendo o jogador chantageado em 50 mil reais, tendo o caso ido parar a tribunal.


46. Gerard Piqué



Gerard Pique é um dos zagueiros mais conceituados de sempre do Barcelona. Tendo feito parte da equipa espanhola que ganhou o mundial e o europeu é tendo sido múltiplas vezes vencedor da champions, Pique é um jogador qpue gosta de uma boa polémica. No início da carreira começou pela parte amorosa onde começou a namorar com uma pop star colombiana, Shakira. A curiosidade era que Shakira tinha noivo há 11 anos. Adivinhem com quem Shakira ficou: com o bonitão do Barcelona. Para lem desta pequena controvérsia amorosa, Pique sempre teve a língua afiada quando se fala de Twitter sendo o jogador com mais seguidores em Espanha sempre à espera da última polémica.




45. Alberto "Jimmy" Fontana



São muito poucos os Guarda redes que se metem a jeito de uma boa polémica, mas Jimmy Fontana foi um dos guarda redes que mesmo depois de um bom jogo onde assegurou a promoção do Novara à Serie é correu para os jornalistas para os beijar seguida uma corrida pelo relvado apenas em cuecas enquanto ia despejando um extintor. Já mais tarde o guarda-redes foi banido por três anos e meio da competição depois de ser acusado de apostas ilegais para resultados combinados.




44. Frank Lampard



Um dos mais conhecidos motores das vitórias do Chelsea de José Mourinho foi Frank Lampard. Centro-campista jogava também fora de campo como foi o caso de cenas que surgiram num documentário inglês Sex, Footballers and Videotape onde surgia com outros jogadores britânicos a beber e acediar turistas americanas em pleno aeroporto. Na vida pessoal, os jornais sensacionalistas nunca perdoaram as traições há ex noiva e mãe dos seus dois filhos. Outra das polémicas envolviam a incapacidade de jogar com Steven Gerrard não só porque jogavam na mesma posição de campo mas também porque tinham negócios de saias em comum.


43. George Best



George Best foi para muitos um dos melhores jogadores britânicos de futebol de todos os tempos. Apesar de parecer um pop star, na altura chamado de 5º Beatle, tudo era permitido a George Best. Ele abriu um club noturno em Manchester. Para além deste tinha restaurantes e boutiques. Considerado um dos 50 homens com mais estilo dos últimos 50 anos pela GQ George Best estava à frente do seu tempo, num tempo onde o jogador de futebol não se queria um Beckham, mas sim um britânico que metesse uma bola na baliza.


42. Diego Simeone



Se consideram o treinador Simeone uma pessoa um pouco agressiva em alguns comportamentos que tem, imaginem enquanto destruidor de jogo pelos clubes por onde passou. Digamos que sendo da geração de Maradona, Simeone tinha toda uma escola argentina e latina onde o sangue estava à flor da pele e a qualquer entrada mais dura gerava uma grande confusão por todo o campo.




41. Luis Figo



Figo foi considerado Ballon D'Or e melhor jogador do mundo quando representava o Barcelona. Mas estando no campeonato da polémica até o jogador que se dava por correto foi considerado "pesetero" ou seja jogador que só se interessa pelo dinheiro depois de ser transferido por 60 milhões de euros naquela que foi à altura a transferência mais cara de sempre passando do Barcelona para os rivais Real Madrid. Escusado será dizer que nunca foi perdoado na Catalunha, tendo até surgido uma cabeça de leitão em pleno relvado da primeira vez que Figo foi jogar ao Camp Nou com a camisola blanca.




40. Adriano "Imperador"



Considerado por mérito próprio aos 18 anos como o sucessor de Ronaldo "Fenómeno" rapidamente Adriano demonstrou depois da morte do pai que não seria o sucesso previsto. Depois de ter ganho 4 Scudettos pelo Inter, tendo voltado ao São Paulo era recorrente o abuso do alcool. Em 2009, abandonou sem aviso os treinos do Inter e regressou ao Brasil sem qualquer aviso ou autorização. Na altura foi falado que foi morto por traficantes do Complexo do alemão. Na verdade estava na favela Vila Cruzeiro tendo parado de jogar durante três meses por vontade própria. Rescindiu amigavelmente pelo Inter e foi contratado pelo Flamenfo em 2009 onde foi artilheiro do Brasileirão. A participação em bailes funk na quadra desportiva do Flamengo. Várias vezes foi envolvido com traficantes de droga e em imagens pessoais aparecia empunhando armas de calibre pesado.




39. Stefan Effenberg



Para muitos que não conhecem Steffan Effenberg fez parte da multi-campeão Alemanha e do Bayern Munique que ganhou tudo o que havia para ganhar nos anos 90. Mas a carreira do futebolista alemão sempre esteve misturada com polémica começando em 1991 quando ao jogar contra o Cork City,na altura semi-profissional disse que iria ganhar fácil o jogo e que o meia irlandês Dave Barry era parecido com o seu avô; o jogo terminou empatado tendo o "avô" feito o primeiro golo do jogo. Durante os anos 90's Effenberg raramente saiu das capas dos jornais normalmente pela relação extra-conjugal que tinha com Claudia Strunz, mulher do seu ex-colega de equipa Thomas Strunz. Fora os atentados ao pudor pelos quais foi condenado, terminou por casar em 2004 com a já referida ex-esposa do colega de equipa.




38. Antonio Cassano



Antonio Cassano foi considerado como uma grande promessa quando era mais novo mas a falta de comportamento e a pobre disiciplina levaram a vários incidentes dentro de fora de campo. Durnate uma conferência de imprensa Cassno disse que preferia não ter jogadores gay a dividir o balneário consigo; foi multado pela UEFA por palavras homofobicas. No ano seguinte teve uma discussão que chegou a "vias de facto" com o treinador Andrea Stramaccioni levando a uma briga monumental dentro do balneário. A sua parecença a nivel de personalidade era tão grande com outro astro que passou por itália que quando estava no Bari era chamado de "El Pibe de Bari".




37. Paulo Futre



Considerado o segundo melhor jogador da Europa em 1986, Paulo Futre tinha tanto de bom jogador quanto de indisciplinado. Para além de participar regularmente nas discussões que tinha com adversários, companheiros e treinadores, teve um episódio curioso quando ao ser substituido, Paulo Futre não quis sair de campo tendo Ivic de substituir outro jogador no lugar de Paulo Futre. Em declarações posteriores, o jogador disse que várias vezes quando saia do campo e os jogos não corriam bem, não havia pedaço do balneário que ficasse inteiro.




36. Carlos Tevez



Como bom argentino, Tevez sempre foi rodeado de polémica, sendo outro jogador da lista que tinha uns excelentes pés para a bola mas pouca cabeça nas atitudes que tinha. Em 2006 quando jogava pelo Corinthians o jogador para forçar a saida do clube recusou-se a jogar até ter saído para o West Ham United. No ano seguinte quando o Manchester United estava interessado no prodigio argentino o seu empresário Kia Joorabchian não estava interessado gerando mais um pouco de confusão fora de campo. Depois de estar no United, e não estando satisfeito ainda, mudou para os rivais do City em 2009. Três anos três clubes. Adivinhem o que aconteceu em 2010, pediu para ser transferido... mas mudou de ideias dois dias depois. Apesar de ter ficado 4 anos no Manchester City, teve 9 transferências na sua carreira tendo sido um dos jogadores com mais valor envolvido nas suas transferências.




35. Sol Campbell



Sol Campbell foi considerado com bastante mérito o maior traidor da história do futebol inglês ao ter trocado o Tottenham pelo rival Arsenal a custo zero. Mas pensando que os problemas seriam apenas com o seu antigo clube uma vez quando foi substituído com o West Ham o jogador abandonou o estádio, só voltando aos treinos alguns dias depois... Quando lhe apeteceu...




34. Zlatan Ibrahimovic



Zlatan Ibrahimovic é tão conhecido pelos seus dotes dentro de campo como pela sua língua afiada e como permanentemente afirma a sua capacidade de ser o melhor do mundo... Ou de sempre. Para além de estar regularmente nos melhores golos da época desde o tempo que jogava pelo Ajax o jogador é conhecido por permanentemente cutucar os seus adversários dentro e fora de campo.




33. Frank Ribery



Aquele que dizem que passou ao lado de uma brilhante carreira também teve as suas polémicas ao longo dos anos que passou por alguns dos melhores clubes do Mundo. Frank Ribery teve uma grande polémica em 2010 quando foi investigado por frequentar um clube francês de protituição onde existiam raparigas menores. Questionado sobre a situação Ribery admitiu o acto, não sabendo se as raparigas eram menores de idade.


32. Cristiano Ronaldo



Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores de sempre. Não é à toa que tem as suas 5 bolas de ouro, tendo sido considerado o melhor jogador do mundo outras tantas vezes. Mas a sua superioridade levou a umas quantas polémicas muito provocadas pelos meios de comunicação ingleses e espanhois na altura em que passou pelo Manchester United e pelo Real Madrid. Tendo tido uma vida sentimental no ínicio de carreira um pouco instavel sendo apontadas multiplas namoradas ao craque português estabilizou com a modelo russa irina Shayk em 2010. Esta relação terminou em 2015 quando já tinha um filho, Cristiano Jr, que tinha sido gerado por uma barriga de aluguer nos Estados Unidos. Em 2016, assume a relação actual com Georgina Rodriguez de quem tem uma filha Alana Martina. Para além das polémicas amorosas, Ronaldo é envolvido regularmente em polémicas que envolvem a comparação com Messi, sendo polémicas as suas ausências das cerimónias quando não é o premiado principal.




31. Hristo Stoichkov



Sendo um dos melhores centro-avante da sua geração, fez parte do "Dream Team"do Barcelona onde tmabém pontuava o baixinho Romário. "El Pitolero" Stoichkov tinha um temperamento bastante irrascivel no campo, perdendo a cabeça por vezes com os colegas ou com o árbitro. Em 2006, Stoichkov foi processado por um jogador americano quando Stoichkov numa entrada "criminosa" que lhe partiu a perna em 2003. Stoichkov foi multado em 2.000 dólares sendo suspenso por dois jogos.




30. Bruce Grobbellar



Um dos últimos grandes guarda redes da África do sul, é desconhecido pelas novas gerações mas foi motivo de grandes polémicas. Bruce Grobelar ficou conhecido não só pelas agressões verbais e físicas ao seu colega Steve mcmanaman como pela indicação de apostas ilegais e viciação de jogos. Apesar de apenas ter jogado quatro partidas pelos reds, Grobbellar ficou bastante conhecido nas terras de sua majestade.




29. Joao Pinto



João Pinto é um dos jogadores que fez parte da era de ouro do futebol português. Apesar de nunca ter passado por nenhum grande da europa o "menino de ouro" foi campeão mundial S20 e foi porvárias vezes campeão pelo Sporting e pelo Benfica. mas aqui começa a polémica, sendo o Sporting e Benfica rivais, o jogador trocou o Benfica pelo Sporting a custo zero, sendo considerada uma traição por parte dos benfiquistas. Uns anos depois terminou a carreira sem antes ter dado um soco no estomago de um arbitro em pleno jogo da Copa 2002 depois de ter sido expulso. Para além disso, e apesar de ser um jogador tecnicamente muito bom, era acusado pelos adversários de se atirar muito para o chão na área de penalty e de ter muitos conflitos com jogadores do Porto (nomeadamente Jorge Costa e Paulinho Santos)




28. Paulinho Santos



Paulinho Santos era um trinco de destruição. Tendo feito grande parte da sua carreira no FC Porto, o jogador teve várias disputas com dezenas de jogadores que apareceram pela zona do terreno de Paulinho. Alguns dos episodios históricos lembram Paulinho Santos a sangrar depois de ser agredido por João Pinto e vice-versa. Em 1994 num encontro para a supertaça de Portugal, João Pinto enfrentou Paulinho Santos e este partiu o nariz a João Pinto. Em 1998 novo encontro entre os dois jogadores acabou com João Pinto que terminou com o maxilar partido, tendo sido suspenso durante o tempo que o colega de profissão não tivesse ovamente apto a competir.




27. Steve McManaman



Steve McManaman foi considerado o lider dos Spice Boys dos 90's no Liverpool. Este grupo de jovens que incluia McManaman, Robbie Fowler entre outros trouxeram muita controvérsia ao futebol inglês metendo muito alcool, saídas noturnas e mulheres às páginas dos jornais. McManamam foi criticado durante muitos anos por não marcar o suficiente pela equipa, levando a que o jogador tenha saído por dinheiro para o Real Madrid onde nunca foi um jogador de relevo.




26. Joey Barton



Numa geração em que o Manchester City não era apenas feito de galáticos, esteve por lá um jogador chamado Joey Barton. Foi expulso seis vezes na Premier League e 9 vezes durante toda a sua carreira. Ele conseguiu desafiar no mesmo jogo Zlatan Ibrahimovic e Thiago Silva quando jogou contra o PSG. Se desafiar um é obra desafiar os dois é loucura. Joey Barton é o clássico sarrafeiro.




25. Wayne Rooney



Wayne Rooney começou muito cedo a ser polémico. Aos 18 anos, quando jogava no Everton disse que iria ser "blue" para toda a vida; no final do ano forçou a sua saída para os "reds" do Manchester United. Na mesma altura já era conhecedor por ser um dos maiores frequentadores de casas de meninas sendo apreciadores de senhoras com idade para ser sua mãe. Uma das maiores polémicas na Copa, foi quando provocado por Cristiano Ronaldo, foi expulso nas Quartas da Copa 2006. Na altura ambos eram colegas de time no Manchester United. Na Copa seguinte, foi acusado novamente de visitar prostitutas quando a sua esposa estava grávida.




24. Rio Ferdinand



Como um bom zagueiro que foi Rio Ferdinand foi uma das referências do Manchester United durante bastantes anos, mas mesmo inglês e bastante agressivo não foi por isso que Ferdinand ficou polémico nos campos ingleses. Foi apanhado por várias vezes com álcool a mais no sangue enquanto conduzia. Para além de conduzir com álcool também não olhava o velocímetro tendo sido apanhado por quatro vezes em excesso de velocidade por três anos seguidos. Mas o álcool não foi o único vício do jogador, tendo testado positivo no teste de despiste de drogas. Se não fosse suficiente e normal para qualquer jogador da seleção inglesa da sua geração também foi apanhado a trair a esposa.




23. Patrice Evra



Em 2010, conduziu uma rebelião contra o selecionador francês romain domenech quando este expulsou Anelka da seleção por mau comportamento. Recusaram-se a treinar e Evra ainda bateu um papo agressivo com o preparador francês Robert Duverne. Resultado:Evra o capitão da seleção foi para o banco na final da copa levando a uma derrota.




22. Neto



Não sendo na altura um dos jogadores com trato mais polido do mundo, Neto sempre foi considerado pelos corinthianos um dos melhores jogadores de sempre do clube. Sendo um dos maiores clubes do Brasil isso acarreta algumas responsabilidades. Um dos gestos mais polémicos da carreira de neto, foi a cusparada que deu na cara de José Aparecido de Oliveira no jogo em que o Corinthins perdeu para o Palmeiras no Morumbi, naquele que é uma das maiores rivalidades de São Paulo. O jogador foi suspenso por 4 meses, tendo se arrependido posteriormente da atitude que teve perante o juiz da partida.




21. John Terry



Adivinhem quem estava no grupo de assédio já referido no caso de Frank Lampard? O seu colega de equipa e seleção John Terry. Ao longo da sua carreira foram múltiplos os casos de traição reportados pelos tabloídes ingleses tendo sido acusado de trair a sua esposa com a namorada do seu colega Wayne Bridge. Em plena Copa 2010 foi retirada a braçadeira de capitaão de equipa. Tendo levado a equipa a uma revolta contra o trienador Fábio Capello, o treinador mostrou quem manda ao ter excluido o jogador da seleção por um mês. Acusado de agressões por várias vezes, a madraste dizia que ele foi apanhado a roubar lojas e o próprio pai acusou de vender cocaina quando mais novo. Quem diria o capitão da seleção inglesa.




20. Roy Keane



Para além de ser um guerreiro no meio campo do Manchester United, Roy Keane também teve algumas atitudes reprováveis. Em 2002, não contente com as condições de treino da seleção irlandesa no Japão saiu mesmo antes de ter começado a copa. Para além de ter saído por esta razão passou os dias seguintes comentando e criticando publicamente nas rádios e tvs.




19. Luis Suarez



Um dos melhores centro-avante da sua geração, Luís suarez sempre foi o melhor amigo de Messi mas não aprendeu com o amigo a postura a ter dentro de campo. Vários foram os jogadores que acusaram suarez de os ter mordido em plena Copa do Mundo. Em 2014 mordeu o zagueiro Chiellini tendo sido suspenso do futebol por 4 meses e pago uma multa de 100 mil francos suíços.




18. Paolo Di Canio



Paolo Di Canio é um dos poucos futebolistas italianos da lista, mas com o sangue quente que tinha foram várias as vezes que teve desentendimentos com treinadores, árbitros e companheiros. Em 1996 quando jogava no Celtic, teve vários desentendimentos com o treinador Fabio Capello, estando no clube apenas uma temporada. No ano seguinte jogou pelo Sheffield Wednesday e agrediu um árbitro conseguindo 11 jogos de suspensão. Já no final da carreira em 2005 frente à Roma executou a saudação fascista tendo sido punido com 10 mil euros. Repetiu o acto com o Livorno e Juventus tendo sido novamente multado. tendo tido muitos desentendimentos com o treinador Domenico Caso e com o presidente Claudio Lotito. Em 2005, depois de ter sido elogiado por Alessandra Mussolini, neta do ditador italiano, admitiu ser fascista. Depois de não renovar pela Lázio assinou em 2006 por um clube da Serie C2, o Cisco Roma, onde depois de ter marcado um golo, fez mais uma vez a saudação nazi improvisando um strip-tease.




17. Genaro Gattuso



Genaro Gattuso é um libero da velha escola... Tem um centro-avante iluminado... A bola passa não passa o jogador... Tem uma jogada de contra-ataque o destino mais provável do jogador que tentava passar por Gattuso seria o relvado. Mas é se o adversário responde-se na mesma moeda? Aí havia confusão pela certa. Mas quem pensa que Gattuso só o faria com jogadores adversários pode se ver o pescoço treinador Jordan do Tottenham a ser apertado seguido de uma cabeçada, em sua defesa Gattuso disse que foi uma resposta a uma agressão prévia.




16. Pepe



Kepler Ferreira mais conhecido como Pepe é um dos melhores trincos da sua geração tendo jogador nos melhores clubes da Europa sendo campeão da Champions por várias ocasiões tendo feito parte da equipa portuguesa que ganhou o Europeu. Sendo jogador da escola do FC Porto um time de Portugal que é conhecido pela produção de bons zagueiros levou a agressividade longe demais quando depois de ser feito falta sobre Casqueiro do Getafe o pontapé ou já no chão tendo agredido outros companheiros de equipa do Getafe de seguida. Este acto valeu 10 jogos de suspensão a Pepe depois de se ter retratado deste comportamento anti desportivo.




15. Vinnie Jones



Vinnie Jones hoje em dia é mais conhecido pelos seus papeis em filmes de ação do que o que foi enquanto jogador de futebol. Mas quando foi jogador foi um dos mais agressivos de sempre sendo por várias vezes apanhado em comportamentos pouco próprios com os adversários. Tendo iniciado a carreira de 1984, e tendo sido chamado de "mosquito brain" Jones, a Federação Inglesa baniu o jogador depois de ter tido inumeras actividades "criminosas" dentro de campo, tendo terminado a carreira em 1998.




14. Andoni Goikoetxea



Se hoje em dia estamos habituados a jogadores agressivos, embora os árbitros não perdoem com cartões vermelhos, antigamente os "artistas" não eram tão protegidos sendo que os zagueiros como Andoni Goikoetxea faziam o que queriam e só não valia "arrancar olhos". Conhecido pelo seu estilo violento de jogo foi chamado pelo The Times como o "defensor mais violento de todos os tempos" ganhando o nickname de "Butcher of Bilbao" ou Açougueiro de Bilbao. Este é conhecido por duas faltas que cometeu. A primeira foi considerada a mais agressiva falta do futebol espanhol de totodo os tempos quando num jogo a contar para a segunda liga quando numa entrada por trás partiu o tornozelo de Maradona, tendo sido suspenso por 10 jogos. A segunda foi sobre o médio Schuster do Barcelona onde causou uma lesão séria no joelho da qual o alemão nunca recuperou; na confusão Maradona foi pontapeado no peito tendo Andoni sido banido por 18 jogos tendo sido reduzida a sentença para sete jogos.




13. Romário



Para muitos brasileiros depois de Pelé o melhor jogador do mundo foi Romário. Audacioso dentro da área, Romário nunca teve papas na lingua, fazendo do baixinho um dos jogadores mais polémicos fora das quatro linhas. Muitos foram os comentários que encheram páginas de jornais. Em 1994 disse que era Romário e mais 10, subvalorizando todos os seus companheiros de seleção que foi campeã mundial em 1994. Criticou a torcida do Vasco na chegada ao Flamengo em 95 sendo uma das grandes referências de sempre do clube da cruz maltina. Depois de ter sido rejeitado do escrete em 2002 comentou que teria pena de não ter sido selecionado e de não ter "comido a aeromoça" razão pela qual teria sido invocada para não ser selecionado. Depois de não ter sido seleccionado para os Jogos olimpicos de 2000, Romário disse que Zico nunca iria ganhar nada, perdeu 3 mundiais a jogar perdeu o mundial na França, portanto seria para sempre um perdedor nato. Mas a frase mais comentada de sempre é O Pelé calado é um poeta." referindo aquele que era o seu maior rival na história do futebol brasileiro.




12. Neymar



Um dos primeiros casos de Neymar passaram por uma ofensa a um árbitro brasileiro em 2010 quando disse no Twitter: "Juiz ladrão, vai sair de camburão" tendo tido que indemnizar pelo que disse. Por depois, Dorival Junior foi despedido de treinador do Santos depois de ter impedido Neymar de cobrrar um penalty levando a uma discussão entre treinador, capitão de equipa e treinador, sendo que quem ficou a perder foi o treinador. Permanentemente criticado por ser um brinca na areia no Brasil, quando chegou à Espanha foi criticado por tentar permanentemente cavar faltas sobre o adversário. Na transferência polémica do Santos para o Barcelona que levou o clube Culé a ser sancionado pela FIFA por ter contratado um jogador menor, este foi acusado de sonegar ao fisco espanhol. E apesar de ter ganho uma Champions pelo Barcelona, mesmo antes de ter saido do clube, gerou confusão no treino ao ter de ser agarrado pelos companheiros para não partir para cima de Nelson Semedo, que era recem chegado ao clube. Mal chegou ao PSG naquela que foi a transferência mais cara da história, teve logo um desaguizado com o uruguaio Cavani não deixando este bater o penalty. Pouco depois, apesar de lesionado foi visto no Carnaval do Rio a celebrar e a dançar como se estivesse em plena forma. Em Abril de 2019, agrediu a soco um adepto do Rennes, sendo suspenso apenas por 3 jogos. Pouco tempo depois foi acusado de estupro por Nagila Ribeiro, pouco antes de forçar a saida do clube parisiense. Não concretizadas as negociações para um regresso ao Barcelona o jogador manteve-se pelo clube parisiense.




11. El Hadji Diouf



Um dos mais controversos jogadores estrangeiros que passou na Premier League chama-se El Hadji Diouf, e apesar de já estar reformado, deu muita polémica ao futebol mundial. Ainda em França o jovem Diouf teve várias transgressões menore, tendo sido apanhado a conduzir sem licença de condução e se ter nvolvido em acidentes de automóvel. Como mostrou arrependimento apenas teve de fazer serviço comunitário. Já em Inglaterra, Diouf envolveu-se em vários incidentes com fãs e jogadores adversários, sendo que em 2002 foi acusado de cuspir na cara de fãs do West Ham depois de ter sido substituido. Depois de ter sido várias vezes multado por outros incidentes, Diouf foi novamente acusado de ter cuspido na cara de um fã de 11 anos de idade do Middlesbrough. Teve várias acusações de racismo, condução perigosa e dentro do campo... em 2011 Diouf fez das suas ao partir uma perna dum adversário em pleno campo de jogo. Não é de estranhar ter passado por 11 clubes na sua carreira de menos de 20 anos.




10. Edmundo



Edmundo teve o cognome de "O animal". Referência do Palmeiras e do Vasco da Gama o jogador logo desde cedo mostrou ao que vinha no futebol quando numa entrada violentissima sobre Paulo Sérgio nem sequer recebeu cartão amarelo. Mas não era só contra corinthianos que Edmundo gostava de bater, num Paulistão defendendo ainda o Palmeiras fez questão de atingir a soco André Luiz gerando uma confusão que quase fez terminar o jogo. Já na altura que jogava no rio de Janeiro, Edmundo depois de ter saido de uma boite, teve um acidente que vitimou três pessoas, sendo condenado em regime semiaberto a quatro anos e meio por homicidio. Numa altura que era uma das vedetas na Fiorentina de Batistuta e Rui Costa, Edmundo saiu de Firenza para curtir o Carnaval Carioca, tendo neste acto posto o fim da sua carreira ao alto nivel em 1999. Neste mesmo ano, Edmundo na festa de aniversário dum dos seus filhos aparece a dar cerveja a um macaco, algo bastante reprovável.




9. Eric Cantona



Pior do que aqueles que agridem os jogadores de profissão sao aqueles que agridem os adeptos que lhes pagam os salários. Quem jogando futebol não apeteceu agredir aqueles adeptos que nos mandam para "aquele sítio". Eric "Le enfant Terrible" Cantona não ficou por menos e aplicou uma voadora no adepto do Crystal Place que estava junto do terreno de jogo.




8. Marco Materazzi



Foi um dos jogadores mais agressivos da sua geração e o episódio que protagonizou com Zinedine Zidane na final da Copa 2006 não foi o único. Considerado um defesa central bastante viril, Materazzi. Jogou pelo Inter tendo sido suspenso por dois meses depois de ter socado a cara de Bruno Cirillo. em 2002 beteu em Andriy Shevchenko repetindo o episódio com Juan Pablo Sorin em 2005 deixando o avançado a sangrar. Muitos comentários de jogadores italianos descreviam o jogador como "animal" ou "deslinquente". Durante toda a sua carreira viu o cartão amarelo 140 vezes e o cartão vermelho por 15 vezes.




7. Nick de Jong



Por mais anúncios que a FIFA promova do fair play existem alguns jogadores que não percebem a motivação destes anúncios. Um destes jogadores é Nigel de Jong . Com uma agressividade assim a da média foi conhecido por ter dado uma voadora no peito de Xabi Alonso em plena final da Copa do Mundo. Mas acidentes acontecem... Mas com De Jong é uma recorrência, que o diga Stewart Holden que viu numa disputa de bola De Jong ter lhe partido uma perna num amigável. Nick de Jong foi excluido pouco tempo mais tarde depois de ter fracturado em dois locais a perna do jogador do Newcastle Ben Arfa.




6. Diego Costa



Diego Costa é um dos centroavantes espano-brasileiro mais feroz do mundo. Com um estilo de jogo bastante agressivo já marcou negativamente bastantes jogos sendo um dos centroavantes com mais cartões amarelos e vermelhos de sempre. No mesmo jogo Diego Costa conseguiu morder um adbersário e cuspir no pé do árbitro depois deste lhe ter mostrado o cartão vermelho. De dar a entender que os adversários cheiram mal pela marcação que lhe fazem por todo o campo até multiplas provocações que levam à expulsão dos adversários por agressão, Diego Costa tem uma grande lista de truques para eliminar os adversários dos jogos. Nem José Mourinho foi poupado ao descontentamento de Diego costa quando recebeu um colete atirado pelo jogador na altura do Chelsea.




5. Paul Gascoigne



Paul Gascoigne ou "Gazza" para os maiores fãs do futebol britânico é considerado um dos jogadores que mais problemas deram nos últimos 25 anos do futebol inglês. Tendo admitindo ser bipolar tendo problemas com alcolismo formam muitos os problemas que rodearam o ponta de lança da Seleção Nacional Inglesa. Druante a sua carrera foi apanhado multiplas vezes bebado enquanto conduzia, foi apanhado na posse de cocaina e depois de tanto quimico no sangue gostava de destruir quartos de hotel. Depois de ter enfrentado uma sentença de prisão, ele entrou em reabilitação tendo sido apanhado a comprar alcool no dia seguinte. Lembre-se que em 1998 foi a primeira vez que entrou na primeira terapia depois do mundial de 1998 e de ter bebido 32 shots de seguida de wiskhy.


4. Sergio Ramos



Sergio Ramos é um dos jogadores com mais titulos de sempre em Espanha, entre prémios colectivos e individuais, Sérgio Ramos certamente está no Top10. mas para além disso, também é aquele que tem mais cartões vermelhos de sempre na Liga Espanhola: mais propriamente 19. Foram vários os episodios onde Sergio Ramos se envolveu com jogadores adversários tendo tido bastantes confrontos por exemplo com Carles Puyol, Pique ou mesmo fazendo esperas à boca do tunel por Xavi. Mas as polémicas da estrela espanhola começam cedo quando saiu do Sevilha sendo considerado inimigo numero um depois de ter batido um penalty à Panenka gerando uma grande confusão em 2017 pelos festejos em frente dos antigos adeptos. Sergio Ramos voltou a fazer das suas na Final da Champions League quando mandou para o estaleiro Moh Salah e o guarda redes Loris Karius. Ao contrário de outros, Sergio Ramos ainda gozou ao ter dito que só faltou Roberto Firmino ter dito que estava com gelo por ele ter caido em cima dele.




3. Zinedine Zidane



Zidane foi um dos melhores jogadores de sempre. Apesar de ser considerado um dos senhores do futebol, foi um dos jogadores que mais vezes foi expulso na sua carreira (14 vezes viu o cartao vermelho). Recorde-se que o primeiro episodio de violência de Zizou foi contra o seu companheiro de seleção Marcel Desailly quando agrediu a soco em 1993. No entanto o episodio mais polémico de Zidane ocorreu quando França Itália dá final da Copa de 2006 quando Zizou provocado pelo zagueiro italiano Materazzi aplicou uma cabeçada no peito do jogador italiano tendo sido expulso de seguida. Este é considerado um dos piores comportamentos de sempre numa final de Copa do Mundo.




2. Mario Balotelli



Conhecido pelo seu físico imponente e pela sua técnica afinada em frente da baliza foi considerado muito cedo um dos jogadores com maior potencial da sua geração. Cedo chegou aos grandes clubes e cedo envergonho todos aqueles que o contrataram. Comapenas 20 anos e já jogando há 3 no Inter, Balotelli apareceu com a camisola do Milan (arquirival) depois dos adeptos o terem criticado. Alguns jogos antes é conhecido o episódio onde Mourinho conta qur depois de ter apanhado um cartão arelo na primeira parte, Mourinho falou com o "cabeça quente" do Balottelli durante todo o intervalo procurando acalmar o jogador, ignorando o resto da equipa; mal entra em campo Balottellicomete uma falta grave e é expulso deixando a equipa de Mourinho com menos um jogador. com Mourinho Balotrlli atirou a camisola do inter ao chão depois de terem ganho por 3-1 à equipa de Messi, o resultado disso foi ter ficado no banco de reservas quando o Inter na final bateu o Bayern Munique. Depois de ter mudado de equipa vieram mais polémicas tendo sido acusado de provocar a exclusão do City depois de ter dado um pontapé no peito de Popov levando à sua expulsao directa do jogo. No mesmo ano, Balotelli foi acusado de incendiar a sua própria casa ao lançar fogo de artifício... na casa de banho. Estas são apenas algumas polémicas do longo cardápio de um dos jogadores mais polémicos de sempre.




1. Maradona



Diego Maradona para muitos melhor que Pele, é considerado um dos melhores jogadores de sempre e talvez o mais controverso de sempre fazendo o que lhe dava na "real gana". Sendo a principal referência da sua época, não tendo qualquer rival como acontece agora entre a rivalidade Messi-Ronaldo, Maradonna, chegava quando queria, treinava quando queria, e se não quisesse treinar, não treinava. São conhecidos os videos onde no aquecimento do jogo, Maradona diverte-se a pouco fazer, dando alguns toques numa bola de ténis. Tendo iniciado a tomar drogas em 1983 quando jogava no Barcelona, foi algo que levou para o resto da sua carreira, sendo afastado da Copa 1994 por testar positivo no teste anti-drogas. Recorde-se que em 1991 já tinha testado positivo sendo banido da competição por 15 meses. Em 1986, o seu episodio mais polémico foi a "Mão de Deus" ao ter admitido ter colocado a bola de proposito na vitória da Argentina contra a Inglaterra que posteriormente terá levado ao único título mundial da seleção argentina de futebol. Para além das questões relacionadas com o futebol, Maradona nunca se baniu de falar de tudo o que lhe vinha à cabeça fosse politica ou crimes entre muitos outros.




Show Comments