É inegável que a Netflix está a tomar conta dos sofás e lares brasileiros. Se na décadas 70 80 90, ou mesmo nos primeiros anos de 2000, os lares brasileiros passavam as noites a ver telenovelas brasileiras, a quota de mercado na nova geração tem descido bastante para as grandes produções internacionais.
Para milhões de brasileiros, a companhia de séries em língua brasileira ou inglesa, começa a trazer às conversas de café, os argumentos internacionais. Uma das séries que teve mais destaque no Brasil foi "La Casa de Papel" que apesar de de não ter brasileiros, tinha um personagem que se chamava "Rio" (uma piscadela de olho aos cariocas).
As redes sociais movem-se com os influencers a colocarem vídeos sobre as principais series do Netflix. Os seus seguidores rapidamente aderem vendo episódios e temporadas sem fim das suas séries favoritas colocando um sorriso na cara de todos aqueles que comandam a Netflix. Mas quais são os principais motivos de colocar o Brasil como personagem na Série "Netflix"?
Considerada uma das maiores indústrias do pequeno ecrã em termos de telenovelas, foi ao longo de várias décadas ele próprio um Netflix de séries de mais de 200 episódios. Só comparadas com as mexicanas as telenovelas brasileiras foram exportadas para os quatro cantos do mundo, explorando um mercado crescente, levando vários canais e produtoras a movimentarem muitos milhões de reais para as grandes produções.
Mais recentemente foram muitas as produções brasileiras que viram vida não no formato novela, mas sim em pequenas produções de uma temporada (muitas dela) que contavam a história de muitos brasileiros no que de melhor eles têm. Recentemente várias produções brasileiras foram compradas pela Netflix.
Com uma indústria criativa já bastante desenvolvida e amadurecida, o Brasil digamos que tem uma excelente academia de actores que podem actuar dentro de fronteiras, para poder depois dar o salto para as grandes séries internacionais. Não é apenas Sónia Braga ou Fernanda Montenegro que conseguem ter múltiplos papeis internacionais. Até os mais novos brasileiros vão dando cartas lá fora em papéis internacionais. Quando artistas mirins brasileiros aparecem naquela que é a maior produção de sempre da história das séries internacionais "Game Of Thrones"
Mas não é apenas em Game Of Thrones que os actores e as atrizes brasileiras tem lugar de destaque. Casos como Marco Pigossi ou Henry Zaga são artistas de destaque em séries internacionais que entram nos lares de todo o mundo através do Netflix. Jovens bem parecidos e com muito talento será a descrição perfeita para os ícones que a Netflix está a criar no pequeno ecrã. Para além destes, atrizes de destaque do mercado brasileiro que passaram ao longo das suas vidas por produções da Globo, falam agora em inglês para o mundo.
Para além dos actores, as séries brasileiras já disponíveis no NetFlix, de produções nacionais que venderam os direitos à NetFlix ou produções da NetFlix no Brasil, prometem revolucionar o mercado da forma como já se vê televisão no Brasil.
Existem mercados e mercados a serem explorados. O investimento que é feito num mercado como o brasileiro é expandido quase automaticamente para toda a América latina que falando espanhol, tem uma grande ligação com a realidade brasileira. Estamos a falar de mais de 400 milhões de potenciais de subscritores de NetFlix, ou seja, mais que a população norte-americana. Um desses exemplos é o Narcos, onde toda a ação é decorrida na Colômbia, mas o realizador foi José Padilha e o actor principal que faz de Pablo Escobar foi o "Capitão" Wagner Moura.
Não devemos esquecer que o Brasil, país que fala em português, é um bom mercado para alimentar de séries os restantes 50 milhões de falantes lusófonos que gostam de ver uma boa série em português. Portugueses, angolanos, emigrantes todos estes são público para o target da NetFlix.
E como penetrar no Brasil? É fácil. O Brasil, ou as novas gerações de brasileiros estão em grande contacto ocm as novas tecnologias e quando falamos de novas tecnologias falamos de Youtube e um grande número de influenciadores que entram na casa dos brasileiros todo o dia. Motivar ou influenciar os mais novos a ter netflix é mais simples quando o seu ídolo do Youtube está a falar da sua série favorita que é exclusiva do NetFlix. Fácil não é?
Para milhões de brasileiros, a companhia de séries em língua brasileira ou inglesa, começa a trazer às conversas de café, os argumentos internacionais. Uma das séries que teve mais destaque no Brasil foi "La Casa de Papel" que apesar de de não ter brasileiros, tinha um personagem que se chamava "Rio" (uma piscadela de olho aos cariocas).
As redes sociais movem-se com os influencers a colocarem vídeos sobre as principais series do Netflix. Os seus seguidores rapidamente aderem vendo episódios e temporadas sem fim das suas séries favoritas colocando um sorriso na cara de todos aqueles que comandam a Netflix. Mas quais são os principais motivos de colocar o Brasil como personagem na Série "Netflix"?
Tradição de produção de series e filmes
Considerada uma das maiores indústrias do pequeno ecrã em termos de telenovelas, foi ao longo de várias décadas ele próprio um Netflix de séries de mais de 200 episódios. Só comparadas com as mexicanas as telenovelas brasileiras foram exportadas para os quatro cantos do mundo, explorando um mercado crescente, levando vários canais e produtoras a movimentarem muitos milhões de reais para as grandes produções.
Mais recentemente foram muitas as produções brasileiras que viram vida não no formato novela, mas sim em pequenas produções de uma temporada (muitas dela) que contavam a história de muitos brasileiros no que de melhor eles têm. Recentemente várias produções brasileiras foram compradas pela Netflix.
Mercado de actores bastante desenvolvido
Com uma indústria criativa já bastante desenvolvida e amadurecida, o Brasil digamos que tem uma excelente academia de actores que podem actuar dentro de fronteiras, para poder depois dar o salto para as grandes séries internacionais. Não é apenas Sónia Braga ou Fernanda Montenegro que conseguem ter múltiplos papeis internacionais. Até os mais novos brasileiros vão dando cartas lá fora em papéis internacionais. Quando artistas mirins brasileiros aparecem naquela que é a maior produção de sempre da história das séries internacionais "Game Of Thrones"
Brasileiros tem muito sucesso na séries NetFlix
Mas não é apenas em Game Of Thrones que os actores e as atrizes brasileiras tem lugar de destaque. Casos como Marco Pigossi ou Henry Zaga são artistas de destaque em séries internacionais que entram nos lares de todo o mundo através do Netflix. Jovens bem parecidos e com muito talento será a descrição perfeita para os ícones que a Netflix está a criar no pequeno ecrã. Para além destes, atrizes de destaque do mercado brasileiro que passaram ao longo das suas vidas por produções da Globo, falam agora em inglês para o mundo.
Para além dos actores, as séries brasileiras já disponíveis no NetFlix, de produções nacionais que venderam os direitos à NetFlix ou produções da NetFlix no Brasil, prometem revolucionar o mercado da forma como já se vê televisão no Brasil.
300 milhões de razões...
Existem mercados e mercados a serem explorados. O investimento que é feito num mercado como o brasileiro é expandido quase automaticamente para toda a América latina que falando espanhol, tem uma grande ligação com a realidade brasileira. Estamos a falar de mais de 400 milhões de potenciais de subscritores de NetFlix, ou seja, mais que a população norte-americana. Um desses exemplos é o Narcos, onde toda a ação é decorrida na Colômbia, mas o realizador foi José Padilha e o actor principal que faz de Pablo Escobar foi o "Capitão" Wagner Moura.
Não devemos esquecer que o Brasil, país que fala em português, é um bom mercado para alimentar de séries os restantes 50 milhões de falantes lusófonos que gostam de ver uma boa série em português. Portugueses, angolanos, emigrantes todos estes são público para o target da NetFlix.
Grande rede de influencers
E como penetrar no Brasil? É fácil. O Brasil, ou as novas gerações de brasileiros estão em grande contacto ocm as novas tecnologias e quando falamos de novas tecnologias falamos de Youtube e um grande número de influenciadores que entram na casa dos brasileiros todo o dia. Motivar ou influenciar os mais novos a ter netflix é mais simples quando o seu ídolo do Youtube está a falar da sua série favorita que é exclusiva do NetFlix. Fácil não é?