20 Melhores Cidades portuguesas para turismo

Portugal tem sido nos últimos anos um íman de turismo. Milhares e milhares de pessoas chegam todos os dias por terra, mar ou ar às nossas fronteiras disponíveis para ver as nossas cidades, provar a nossa comida e apreciar os nossos costumes.

São conhecidas as principais cidades onde todos os anos os turistas despendem milhões de euros para ver os monumentos que tornaram Portugal um país conhecido por todo o mundo.

E nem só de cultura e turismo vive Portugal, mas estes dois clusters económicos têm feito de Portugal um pólo de atracão de lojas de griffe ou de pequenos negócios que florescem nas principais cidades. Mas que cidades devem ser vistas em Portugal? E o que ver em cada cidade? Deixamos aqui um resumo das principais cidades nacionais e o que ver em cada uma.

Alcobaça



Alcobaça respira história a cada canto. Um dos destaques da região é Aljubarrota, onde foi foi a batalha entre os castelhanos e os portugueses, com um monumento evocativo da "padeira" que deu conta de todos aqueles que queriam tomar as suas terras. O outro destaque vai para o Mosteiro de Alcobaça classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.


Braga



Braga sempre foi uma das principais cidades nacionais. Já do tempo dos romanos que Bracara Augusta era conhecida, pelo que história e tradições é o que não falta nesta cidade minhota. O seu centro histórico é cheio de vida e de multiplos espaços de conhecimento, sendo o principal centro nas festas da Páscoa e de São João onde se juntam mais de cem mil pessoas nesta zona. Braga é também conhecida pelos seus santuários: Santuário do Bom Jesus do Monte e o Santuário do Sameiro.


Castelo Branco



Castelo Branco é uma das cidades mais perto da Fronteira de Espanha com vários motivos de interesse histórico e cultural. Tem como principais monumentos o Castelo e o Jardim do Paço, localizado ao lado do antigo Palácio do Bispo. As múltiplas estátuas, santos e apóstolos fazem deste jardim um dos principais destaques da cidade de Castelo Branco.


Coimbra



A cidade dos estudantes é uma das principais referências turisticas do centro do país. Com a Universidade mais antiga da Europa, considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, Coimbra é banhada pelo Rio Mondego. Nas suas margens múltiplos jardins tornam o passeio a esta cidade bastante agradável. A Queima das Fitas é uma das festas da cidade que mais movimento trás às ruas conimbricenses.


Faro



Faro é um dos pontos de chegada do Algarve. Uma das regiões com mais turismo, o Algarve é o destino de muitas familias estrangeiras que procuram uns excelentes dias de sol. Para quem procura história, Faro tem o Palácio de Estoi e o Palacete Belmarço para mostrar a todos os que visitam ou passam por esta cidade. Para quem gosta de natureza, algumas ilhas como a Ilha da Culatra podem ser um excelente destino.


Fátima



Considerado um dos principais polos turisticos em Portugal, depois do Porto e de Lisboa, Fátima é a capital da religiosidade em Portugal. As aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos no início do Séc. XX fizeram de Fátima um dos principais polos de peregrinação europeia, só superada na Peninsula Ibérica por Santiago de Compostela.


Figueira da Foz



A Figueira da Foz faz parte do distrito de Coimbra e é por excelência uma região de veraneio. Os seus extensos areais acolhem todos os anos milhares de pessoas que escolhem esta cidade como destino para passar as suas férias. Para além da praia a cultura também está presente através de concertos que tradicionalmente decorrem no Casino.


Funchal



A capital da ilha da Madeira é só por si um sitio que deverá visitar como fazem todo os anos milhares de pessoas que chegam nos cruzeiros ou de avião. As paisagens magnificas, os vários jardins e as festas que são realizadas durante todo o ano são razões mais que válidas para fazer uma visita. Não esquecer o fogo de artificio de passagem de ano que é considerado um dos melhor do mundo.


Guarda



A Guarda é a cidade mais alta de Portugal, a Guarda é uma das cidades com a temperatura mais fria, o que faz dela um excelente local para testar a resistência dos mais fortes. A cada canto pode ser encontrado um pouco de história de Portugal, centro o epicentro, a Catedral da Guarda. Uma das festividades mais icónicas da Guarda é a Queima do Galo na altura do Carnaval.


Guimarães



Considerada o berço da nação a cidade de Guimarães é a cidade em Portugal que pode dizer que D. Afonso Henriques passou e deixou lá a mais importante marca do país. Com o Castelo de Guimarães como destaque, a Praça da Oliveira e o centro histórico, são lucais obrigatórios a ir qaundo se passa por Guimarães. São múltiplos os locais a visitar na cidade de Guimarães.


Leiria



Leiria é uma cidade com variados motivos de interesse. O Castelo de Leiria é um dos pontos mais visitados da cidade, mas o turista tem muito mais para ver na cidade banhada pelo Rio Lis. Leiria tem um centro urbano com muita escultura e arte, tendo muitas actividades culturais como é o caso da Feira de Maio junto do Estádio Municipal.


Lisboa



A capital do país é talvez a cidade de média dimensão mais visitada na Europa. A Oriente a zona restaurada com a Expo 98 é um dos locais nobres da cidade, a ocidente a Torre de Belem e os Jerónimos têm uma vista previligiada para o Rio Tejo. No centro da cidade razões múltiplas para fazer desta cidade uma cidade a dispensar pelo menos dois ou três dias de passeio. Não esquecer de ir aos bairros típicos como são o caso de Alfama ou Mouraria.


Ponta Delgada



Ponta Delgada é a cidade de partida para uma aventura na Ilha de São Miguel. Para além, as Portas da Cidade, são as portas para uma aventura pelo verde que passa pelas várias lagoas (Lagoa das Sete Cidades, Lagoa do Fogo ou Lagoa das Furnas. Com um turismo crescente este é cada vez mais um ponto de recepção de turistas em terriório nacional.


Porto



Sempre nobre e sempre invicta cidade do Porto, é o que pode ser lido no brazão da cidade, e na verdade o Porto é considerada uma das cidades a visitar por muitas das revistas da especialidades, pela sua história, pelo Rio Douro que a banha, pelos seus jardins, pelos seus palácios e pelas tradições que tornam o Porto uma metrópole única. A principal festa, o São João trás à Baixa da cidade muitas centenas de milhares de pessoas.


Setúbal



A cidade do "Choco Frito" (prato tradicional da região) é bastante conhecida como a cidade que é banhada pelo Rio Sado, e que cada vez atrai mais turistas pelas paisagens deslumbrantes. As praias e a Serra da Arrábida são os principais destaques da região.


Sintra



A vila de Sintra é a vila com mais palácios em Portugal. Local de história de reis e de rainhas são vários os palácios ao longo das encostas. O Palácio da Pena será o mais conhecido, mas o Palácio de Montserrate, a Quinta da regaleira e muitos outros são locais a não perder a 30 minutos de Lisboa.


Tomar



No centro do país, pode ser encontrada a cidade de Tomar que tem um centro bastante aprasivel com o Rio Nabão como fundo. O principal destaque histórico desta cidade vai para o Convento de Cristo classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. Um dos poucos monumentos sobreviventes em Portugal desde o ano de 1160 acolheu duante séculos a Ordem dos Templários.


Viana do Castelo



Viana do Castelo é uma cidade de tradições e festas. Não fosse uma cidade devota a Santa Luzia, com o Santuário como principal monumento da cidade, é uma cidade que tem bastanets festividades ao longo do ano com muitos motivos para passar pela cidade que é banhada pelo rio Lima. Um dos principais destaques festivos é a Romaria de Nossa Senhora da Agonia.


Viseu



Viseu foi considerada por várias vezes a melhor cidade para viver em Portugal, Viseu cruza o urbano com o histórico. A Cava de Viriato remetenos para os primordios da nação e o centro histórico é marcante com a Sé de Viseu como principal monumento do mesmo. Para quem gosta de uma boa festividade, Viseu tem uma Feira que decorre durante um mês: a Feira de São Mateus.


Show Comments