Maiores Acidentes Nucleares de Sempre

A energia nuclear continua a ser uma das maiores descobertas de sempre na criação de energia. No entanto, ao longo das décadas vários foram os acidentes nucleares relatados que geraram danos materiais e nas vidas dos trabalhadores e dos que viviam junto das centrais nucleares.

O mais conhecido Chernobyl, recentemente retratado numa série da HBO, foi apenas um em mais de três dezenas de acidentes nucleares onde vamos enumerar os que provocaram mais estrago segundo o nível INES que mede a escala de dano provocado pelo acidente que vai de 1 a 7.

Maiores acidentes nucleares de sempre


10. Idaho Falls (Grau:4)
Em 1961, em Idaho Falls um proptotipo Sl-1 explodiu causando 3 mortes. Esta explosão teve um custo de 22 milhões de dólares e foi o segundo acidente mais grave nos Estados Unidos da América.
9. Jaslovské Bohunice (Grau:4)
Em 1977, o segundo acidente nuclear em Jaslovské Bohunice foi provocado pela corrosão severa resultado do acidente nuclear que se tinha realizado no ano anterior.
8. Jaslovské Bohunice (Grau:4)
Em 1976, o primeiro acidente nuclear de Jaslovské Bohunice foi provocado pela mal colocação de combustivel. O acidente de grau 4 levou a que existissem duas mortes.
7. Tokaimura (Grau:4)
O acidente nuclar de Tokaimura levou o perigo a uma das muitas centrais nucleares japonesas em 1999, tendo morrido dois trabalhadores e mais 667 contaminados com a uma exposição de radiação.
6. Three Mile Island (Grau:5)
No pior acidente registado em terras norte americanas, em 1979 Three Mile island teve uma fusão parcial do core depois de falha humana. Este acidente levou a uma libertação parcial de gases, não existindo registos sobre as pessoas que foram afectadas pelo acidente nuclear.
5. Lucens reactor (Grau:5)
Um dos piores acidentes registados na Europa teve lugar no Reactor de Lucens na Suiça em 1969, tendo existido fusão de parte do reator nuclear e contaminação da caverna onde estava o reactor tendo sido a mesma selada depois do acidente.
4. Sellafield (Grau:5)
Um dos primeiros acidentes nucleares registados teve lugar em Sellafield ou Windscale Fire local onde é destruido lixo nuclear, tendo realizado um pequeno incendio que poderia ter levado a uma fuga de radiaçao toxica não fosse um filtro que foi colocado na chaminé principal.
3. Kyshtym (Grau:6)
O terceiro acidente nuclear mais importante de sempre teve ligar em Mayak, Oblast na antiga União soviética. Este aciendente levou a as particulas tenham sido espalhadas por 52 mil quilometros quadrados (uma area equivalente a metade da área de Portugal). Vários estudos analisaram este acidente, e os números são dispares tendo sido o pior registo aquele que dá conta de 8200 mortos resultado da contaminação.
2. Fukushima (Grau:7)
O desastre mais grave dos últimos 25 anos ocorreu a 11 de Março de 2011 na Central Nuclear de Fukushima. Depois do tsunami e terramoto, vários caves onde estavam as turbinas nucleares foram inundadas e desativadas tendo existido a fusão parcial do nucleo de três reatores. Houve a fuga de material radioactivo para o solo e água, levando a contaminação do Oceano Pacifico. Duas pessoas morreram no desastre e ainda estão para confirmar quantas irão morrer ao longo das próximas decadas fruto da contaminação.
1. Chernobyl (Grau:7)
Uma falha no deasign do reator e pessoal não treinado levaram ao acidente nuclear que marcou o século XX. Chernobyl é o nome pelo qual ficou conhecido o acidente que levou à fusão do reator nuclear, à evacuação de mais de 300 mil pessoas de Chernobyl. Foram 28 pessoas que morreram no imeiado, e mais de 30 confirmadas por cancro nos tempos que se seguiram ao acidente. Hoje em dia, o local é local turistico, depois de ser motivo da série da HBO com o mesmo nome.
Show Comments