Maiores redes sociais do mundo

Em casa, no trem ou mesmo no meio da rua é normal você estar com o seu celular a ver os perfis dos seus amigos, as novas fotos das férias ou a última ida à balada.

A Internet mudou consideravelmente depois da criação das redes sociais, levando a que milhares de pessoas a interligarem-se todos os dias através dos perfis e murais que são actualizados ao segundo.

Conhece aqui as redes sociais com mais usuários activos por mês:

16. Meetup - 35,300,000



A única plataforma da lista declaradamente para matching é o Meetup. Disponivel em várias linguas, o meetup junta pessoas com os mesmos gostos através de grupos. O serviço é utilizado por milhares de pessoas no Brasil, embora sendo ultrapassado por outros sites do género locais.


15. Odnoklassniki - 71,000,000



Enquanto o VK foi criado para conhecer pessoas, o Odnoklassniki procura reencontrar pessoas conhecidas, antigos amigos ou colegas de classe. Este é o 6º site mais acessado na Rússia, sendo uma das midias sociais mais usadas pelos russos e povos dos países das comunidades ex-URSS.


14. VK - 97,000,000



Nascido VKontakte, o VK é uma rede social que nasceu na Rússia, sendo, o site mais visitado nas repúblicas ex-URSS. Sendo uma rede social bastante semelhante ao Facebook, o VK tem um grande concorrente na Rússia, o Odnoklassniki. Depois de 2009, o VK tornou-se um site aberto a população mundial quando se tornou um dos sites do mundo com mais possibilidade de linguas: 67. No Brasil, o Vk conta com um milhão de usuários.


13. LinkedIn - 106.000.000



A rede social ligada aos negócios é uma das maiores redes sociais de nicho, sendo frequentada mensalmente por mais de 100 milhões de pessoas tendo um valor de mercado de 8 bilhões. Está procurando emprego? Então ter um curriculum vitae no Linkedin é essencial, com as recomendações dos seus antigos empregadores. Em 2016, o Linkedin foi comprado pela Microsoft, mantendo a identidade da empresa, não mudando a estratégia da mesma.


12. Google+ - 111.000.000



Apesar de descontinuada, continua a ter utilizadores através da suite da Google. A Google+ foi a rede social que a Google criou para rivalizar com o Google. Com uma espécie de grupos, que no Google+ eram os circulos, a rede social nunca vingou na concorrência directa ao Facebook por mais que a Google+ tentasse integrar nos seus vários produtos. A rede Google+ teve o seu terminus de publicações em Abril de 2019.


11. Flickr - 112.000.000



Bastante usada por todos aqueles que gostam de fotografia o Flickr foi um dos antecessores do Instagram, e serve não só para os fotografos amadores, como para os fotografos profissionais mostrarem o seu trabalho. Até ao Facebook e Instagram, o Flicker era tendencialmente a rede social onde eram colocadas mais e melhores fotos na Internet. Em 2018, depois de ter sido adquirido pelo Yahoo, o Flicker limitou o carregamento de fotografias gratuitas para 1000 fotografias, o que levou muitas pessoas a sairem desta rede social.


10. Tumblr - 115.000.000



Fundado em 2007 o Thumblr é uma rede social intermédia entre o Facebook e os tradicionais blogs. Permite a interação através do comentário mas serve essencialmente para a postagem de imagens, gifs ou textos. Esta rede caiu um pouco em desuso com o crescimento do Instagram que faz basicamente quase tudo o que o Thumblr faz, mas com mais opções e com mais audiência.


9. Ask.fm - 160.000.000



Ao contrário de muitas outras redes sociais o Ask.fm não foi criado nos Estados Unidos da Amárica ou na China, mas nasceu na Letónia. O Ask.fm é uma rede social que permite aos usuários poderem fazer perguntas em registo anonimo. Polémica para muitos esta rede social é bastante frequentada por menores de 18 anos, existindo muitos casos de cyberbullyng ou pedofilia. Esta rede social continua a ser bastante frequentada pelos usuários brasileiros.


8. Pinterest - 200.000.000



Outra rede de nicho pode ser considerado o Pinterest. Sendo a imagem, os infográficos e outras estruturas visuais elementos fundamentais do Pinterest, é considerado em alguns países como é o caso dos Estados Unidos uma rede social frequentada maioritariamente pelo sexo feminino. Esta rede é bastante visitada e utilizada por empresas que pretendem mostrar os seus produtos.


7. Reddit - 330,000,000



Se o que interessa não é publicar conteudo original e é apenas colocar apenas uma ligação para apreciação dos outros então o Reddit é a rede social ideal. Num estilo bastante parecido com os antigos Fóruns de mil e um assuntos, o Reddit tem milhares de subreddits (assuntos). Não sendo tão popular como o Facebook ou Instagram o reddit é uma rede social bastante popular em determinados nichos de mercado como é o caso da tecnologia.


6. Twitter - 336.000.000



Os conhecidos tweets viram pela primeira vez a luz do dia em 2006. Sendo uma das mais antigas aplicações desta lista, é uma das aplicações que tem ainda mais percurso para fazer sendo bastante utilizada no Brasil, Estados Unidos e outros países mais desenvolvidos. Esta aplicação serve bastante para quem quer viver e falar sobre a atualidade, sendo conhecida pelos seus Tranding Topics. Sendo uma das maiores redes mundiais, o Twitter continua a ser uma das redes com menor filtro entre a publicação e o alcance dos restantes utilizadores.


5. Weibo - 376.000.000



Uma das mais antigas plataformas de microblogging chinês é a Weibo. Sendo uma das redes mais populares da China, Weibo significa Microblogging deixando de se chamar Sina Weibo, passando apenas a chamar-se Weibo em 2011. Tal como nas restantes redes sociais chinesas a censura é algo bastante presente na Weibo sendo vetadas algumas palavras e alguns links ao Google.


4. Qzone - 563.000.000



A Qzone é a maior rede social chinesa em actividade. Para quem se lembra do velhinho Orkut, digamos que a Qzone é um Orkut chinês. Podendo personalizar o perfil, o Qzone é diferente das demais midias sociais pela capacidade de personalização dos perfis. Ao contrário de muitas outras medias sociais, o rendimento da Qzone vai da compra das Q coins e dos pacotes VIP.


3. Instagram - 1.000.000.000



O Instagram foi uma apliacação que foi criada apenas em 2010, e que inicialmente apenas estava acessivel para Apple. Em 2012, foi democratizada para todos os aparelhos levando a um boom de utilização no compartilhamento de imagens e videos. O Instagram foi adquirido pelo Facebook em 2012 por um bilião de dólares tendo sido uma das maiores aquisições de sempre no mundo tecnológico. O Instagram continua a ser uma aplicação bastante utilizada por jovens embora que por exemplo no Brasil 57% das pessoas entre os 55 e os 65 anos utilizam o Instagram nos seus celulares.


2. YouTube - 1.900.000.000



Tendo sido iniciada como uma rede social o Youtube rapidamente se tornou o segundo site mais visto no mundo, a seguir à sua proprietária: a Google. Apesar de ter concorrentes sem grande expressão por todo o mundo o Youtube continua a ter o monopólio da públicação de videos online. Prevê-se a ultrapassagem do Youtube ao Facebook em 2020 uma vez que ao contrário do Facebook, o Youtube continua a ganhar views mensais mês após mês.


1. Facebook - 2.230.000.000



O Facebook é considerado a maior rede social do mundo. Fundado em 2004 o Facebook não foi o pioneiro em redes sociais, mas foi a rede social que mudou a forma como a maior parte das pessoas olharam a Internet. Até ao Facebook, as redes sociais (e a internet) era coisa de jovem, com o Facebook a Internet virou algo mais democratizado, sendo hoje em uma das redes principais para as pessoas entre os 30 e os 60 anos de idade. Apesar das crises que já teve e dos constantes ataques, a rede social de Zuckemberg continua a manter-se como número um.


Show Comments